20 de novembro de 2013

Livro #13 O Cirurgião - Tess Gerritsen

O CirurgiãoTess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos. (Goodreads)





 












Olá, amigos do fórum! Este mês o livro a ser debatido é o romance policial O Cirurgião, de Tess Gerritsen. O que vocês acharam do livro? Vamos conversar sobre ele lá no fórum! As participações já começaram!

#1 Post no blog Resumo da Ópera:








#2 Vídeo no canal Cem anos de literatura:



#3 Vídeo no canal da Amanda Jordão:



#4 Vídeo no canal Alma do meu sonho:




#5 Post no blog Em algum lugar da imaginação:









#6 Post no blog De coisas por aí:








Importante: no mês de dezembro teremos uma pausa, afinal é uma época em que muita gente viaja ou descansa. Mas abriremos um tópico especial no fórum para escolher o livro do mês de janeiro. Participem!


O Cirurgião - Tess Gerritsen

20 de outubro de 2013

Livro #12 Vidas Secas - Graciliano Ramos

Vidas secasVidas Secas é um romance de Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, publicado originalmente em 1938. O livro, narrado em terceira pessoa, aborda uma família de retirantes do sertão brasileiro, sendo a sua vida sub-humana condicionada diante de problemas sociais como a seca, a pobreza, e a fome, e, consecutivamente, no caleidoscópio de sentimentos e emoções que essa sua condição lhe obriga a viver, ao procurar meios de sobrevivência, criando, assim, uma ligação ainda muito forte com a situação social do Brasil hoje. (Goodreads)












Olá, amigos do fórum! Vamos iniciar o debate sobre Vidas Secas?
A discussão geralmente dura vários dias, então quem não acabou de ler, ainda dá tempo participar!

#1 Post no blog Lulunettes:








#2 Vídeo no canal País das Entrelinhas:



#3 Post no blog De coisas por aí:







#4 Vídeo no canal O Pintassilgo:





Vidas Secas - Graciliano Ramos

21 de setembro de 2013

Livro #11 Tenda dos Milagres - Jorge Amado

Tenda dos MilagresNa Tenda dos Milagres, na ladeira do Tabuão, em Salvador, onde o amigo Lídio Corró mantém uma modesta tipografia e pinta quadros de milagres de santos, o mulato Pedro Archanjo atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afro-descendente da Bahia. Autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenação abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignação entre a elite branca e racista. A história é contada retrospectivamente, em dois tempos. Em 1968, a passagem por Salvador de um célebre etnólogo americano admirador de Archanjo desencadeia um revival de sua vida e obra. Para a comemoração do centenário de nascimento do herói redescoberto, arma-se todo um circo midiático. Contrapondo-se a essa apropriação política da imagem de Archanjo, sua trajetória é narrada paralelamente como foi preservada na memória do povo: os amores, as polêmicas com os luminares da universidade, os confrontos com a polícia. Ao contar a história desse herói complexo, também conhecido como "Ojuobá, os olhos de Xangô", Jorge Amado traça um painel da cultura negra baiana e de sua resistência contra a repressão violenta a que foi submetida nas primeiras décadas do século XX, resgatando e exaltando manifestações como o candomblé, a capoeira, os afoxés e o samba de roda. Escrito em 1969, com a verve e a sensualidade habituais do autor, Tenda dos Milagres atesta seu amor à cultura afro-brasileira e seu humanismo radicalmente libertário. Foi adaptado com sucesso para o cinema, por Nelson Pereira dos Santos, e para a televisão, como minissérie da Rede Globo. (Goodreads)















Olá, amigos do Fórum! Vamos começar nosso debate sobre Tenda dos Milagres?

Pra começar, veja o vídeo da Denise Mercedes sobre o livro:



Postagem no blog Devaneios pelo ar, da Fabíola.

Tenda dos Milagres

20 de agosto de 2013

Livro #10 Notre-Dame de Paris - Victor Hugo

Notre-Dame de ParisNotre-Dame de Paris é um inequívoco exemplo do poder da imaginação, da eficaz utilização de mitos medievais e da construção de uma obra que soube cair nas graças do público. Unindo história, aspectos grotescos, trama passional, a obra atinge patamares de excelência literária que deixam antever o Victor Hugo de obras tardias como Os miseráveis e O homem que ri. Importante destacar a discussão ensejada pelo autor sobre os valores de defesa do patrimônio urbanístico e arquitetônico, a começar pelo resgate da produção cultural da Idade Média. Victor Hugo nos apresenta uma Paris repleta de figuras ímpares, a começar pelo incontornável Quasímodo, que se tornaria uma das figuras mais conhecidas do legado literário universal. Também somos confrontados com uma série de locais singulares que a verve descritiva de Hugo faz compor um rico painel da metrópole francesa no século XV. (Goodreads)


 











Amigos do fórum! Iniciamos o debate sobre Notre-Dame de Paris e Victor Hugo! Assistam aos vídeos da Gláucia e da Nádia e participem da discussão no fórum! Caso tenham feito vídeo ou postagens sobre o assunto, compartilhem conosco!










Notre-Dame de Paris (Victor Hugo) - Debate

20 de julho de 2013

Livro #9 As Meninas - Lygia Fagundes Telles

As MeninasNum pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam sua vida adulta de maneiras bem diversas. A burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, nutre veleidades artísticas e literárias. Namora um homem casado, mas permanece virgem. A drogada Ana Clara, divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Lia, por fim, milita num grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso. 'As Meninas' colhe essas três criaturas em pleno movimento, num momento de impasse em suas vidas. (Goodreads)


















Olá, colegas de fórum! Esse mês vamos conversar sobre esse importante livro da Lygia Fagundes Telles. Começamos então com o vídeo da Nádia, do canal Mil Folhas, e a partir daí vamos inserindo as demais participações. Em seguida vejam o vídeo da Cia das Letras em que a Lygia fala sobre As Meninas.

O fórum está aberto para quem quiser debater também!



As Meninas - Lygia Fagundes Telles

20 de junho de 2013

Livro #8 Nove Noites - Bernardo Carvalho

Nove Noites Na noite de 2 de agosto de 1939, um jovem e promissor antropólogo americano, Buell Quain, se matou, aos 27 anos, de forma violenta, enquanto tentava voltar para a civilização, vindo de uma aldeia indígena no interior do Brasil. O caso se tornou um tabu para a antropologia brasileira, foi logo esquecido e permaneceu em grande parte desconhecido do público.
Sessenta e dois anos depois, ao tomar conhecimento da história por acaso, num artigo de jornal, o narrador deste livro é levado a investigar de maneira obsessiva e inexplicada as razões do suicídio do antropólogo. Em sua busca obstinada pelas cartas do morto ou pelo testamento de um engenheiro que ficara amigo do antropólogo nos seus últimos meses de vida, o narrador é guiado por razões pessoais que não serão reveladas até o final do romance, mas que dizem respeito à sua experiência de criança na selva, à história e à morte de seu próprio pai.
Nove noites narra a descida ao coração das trevas empreendida pelo jovem expoente da antropologia americana, colega de Lévi-Strauss e aluno dileto de Ruth Benedict, às vésperas da Segunda Guerra. A história é contada em dois tempos, na tribo dos índios krahô (interior do sertão brasileiro) e na combinação progressiva entre a busca pelo testamento do engenheiro e a pesquisa que o narrador vai fazendo em arquivos, atrás das cartas do antropólogo e dos que o conheceram na época.
Para escrever o livro, Bernardo Carvalho travou contato com os Krahô, no Estado do Tocantins, e foi aos Estados Unidos em busca de documentos e pessoas que pudessem saber algo sobre o antropólogo.
A história de Buell Quain revela as contradições e os desejos de um homem sozinho numa terra estranha, confrontado com os seus próprios limites e com a alteridade mais absoluta, numa narrativa que faz referências aos romances de Joseph Conrad e aos relatos do escritor inglês Bruce Chatwin. (Goodreads)























Texto da Flávia Dias do blog  Em algum lugar da imaginação.




Vídeo da Gláucia, do canal Estante Indiscreta:



Vídeo da Denise Mercedes, do canal Cem Anos de Literatura.



Vídeo do Filipe Mafagafo, do canal FilipeMafagafo: 



Fórum aberto para discussão!!!

Nove Noites - Bernardo Carvalho

21 de maio de 2013

Livro #7 A Morte de Ivan Ilitch - Lev Tolstói

A Morte de Ivan IlitchEm agosto de 1883, duas semanas antes de falecer, o escritor russo Ivan Turguêniev escreveu a Tolstói: “Faz muito tempo que não lhe escrevo porque tenho estado e estou, literalmente, em meu leito de morte. Na realidade, escrevo apenas para lhe dizer que me sinto muito feliz por ter sido seu contemporâneo, e também para expressar-lhe minha última e mais sincera súplica. Meu amigo, volte para a literatura!”. O pedido de Turguêniev alude ao fato de que Tolstói havia então abandonado a arte e renegado toda sua obra pregressa para se dedicar à vida espiritual. Embora não se possa dizer com certeza em que medida as palavras de Turguêniev repercutiram em Tolstói, é certo que A morte de Ivan Ilitch, publicada em 1886, foi a primeira obra literária que ele escreveu após seu retorno às letras — e que se trata de um dos textos mais impressionantes de todos os tempos. (Goodreads)
















Texto da Denise no blog Cem Anos de Literatura.

Texto da Lulu no blog Lulunettes.

Texto da Gabriela no blog Viver pra ler.

Texto da Flávia no blog Em algum lugar da imaginação.

Texto da Patricia no blog Alma do meu sonho.

Vídeo da Nádia Lima:




Vídeo de Filipe Mafagafo:



Vídeo de Ricardo Marques:



Discussão aberta no fórum!!! A Morte de Ivan Ilitch - Leon Tolstói

30 de abril de 2013

Livro #6 Olhos de Cão Azul - Gabriel García Márquez

Olhos de Cão Azul Olhos de Cão Azul (Ojos de Perro Azul no título original) é um livro do escritor colombiano Gabriel García Márquez que reúne onze contos escritos pelo autor entre 1947 e 1955. É uma introdução à obra particularíssima do autor de clássicos da literatura como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera. Nesta obra, apresentam-se as perspectivas, motivos, liberdade e fantasia de um estilo que iria desenvolver em obras que o consagraram como um dos maiores escritores do século. O tema central desta coletânea é a morte. Apresentando-se de diversas maneiras, ela é uma presença inevitável, resumo de toda uma experiência de vida que define os personagens. (Goodreads)





Texto do Filipe, no blog Mafagafolândia.

Vídeo da Gláucia, do canal Estante Indiscreta:



Vídeo da Nádia, do canal Mil Folhas:




Vídeo do Filipe, do canal FilipeMafagafo:




Vídeos da Denise, do canal Meus Olhos Verdes:




Parte 2:



Fórum aberto para discussão!!! Olhos de Cão Azul - Gabriel García Márquez

20 de março de 2013

Livro #5.2 O sentido de um fim - Julian Barnes

O Sentido de um FimO sentido de um fim aborda, de forma brilhante, a sensação de instabilidade cronológica numa elaborada reflexão sobre o envelhecimento, a memória e o remorso. Escrito com a precisão e a habilidade que são a marca de Julian Barnes, um dos mais importantes autores da atualidade, o livro acompanha, numa primeira fase, passagens da juventude e da trajetória de Tony Webster, para mostrar como, 40 anos mais tarde, um simples episódio pode despertar conflitos e sentimentos contraditórios, transfigurando de modo irreversível a perspectiva do passado. (Goodreads)















Participações desse mês:

. Texto da Lua Limaverde, no blog Ficções do Interlúnio

. Texto da Patrícia Di Carlo, no blog Alma do meu Sonho

. Texto da Luara França, no blog Ao rés do chão

. Texto da Gabriela, no blog Viver pra ler

. Texto do Filipe, no blog Mafagafolândia


. Vídeo da Denise Mercedes, no canal Meus Olhos Verdes:




. Vídeo da Nádia, no canal Mil Folhas:



. Vídeo da Patrícia Di Carlo, no canal Patrícia Di Carlo:



. Vídeo da Marcia Cogitare, no canal Marcia Cogitare:



. Vídeo da Gabriela, no canal Viverpraler:



. Vídeo do Filipe, no canal Filipe Mafagafo:



. Vídeo da Gláucia, do canal Estante Indiscreta.



. Vídeo da Agna Farias, do Canal 19, Berggasse




Fórum aberto para discussão!!!

O Sentido de um Fim - Julian Barnes

7 de março de 2013

Livro #5.1 O Colecionador - John Fowles

O Colecionador“O Colecionador” é o primeiro livro de John Fowles, escrito em 1963. O romance narra a história de Frederick Clegg, um funcionário público que coleciona borboletas e, subitamente, se torna dono de uma fortuna. Ele então passa a ter uma ambição: seqüestrar a bela Miranda, seu amor platônico. A trama se desenvolve com a disformidade da personalidade de Clegg, que tem a seu favor apenas a superioridade de força, contra a vitalidade e inteligência de Miranda que, contando com sua superioridade de caráter, confunde e ofusca o medíocre seqüestrador. (Goodreads)
















Resenha no blog Ao Rés do Chão.

Resenha no blog Meus Olhos Verdes.

Resenha no blog Canteiro de Marcices.

Resenha no blog Estante do Dan.

Vídeo-resenha no canal Mil Folhas:




Vídeo-resenha no canal Estante Indiscreta:




Vídeo-resenha no canal Filipe Mafagafo:




Vídeo-resenha no canal Ricardo Marques:





Vídeo-resenha no canal Dener BrigliaPiaia:




Vídeo-resenha no canal Amanda Jordão: 




Vídeo-resenha no canal InesBooks:

.

O que você achou do livro? Discussões abertas no fórum abaixo!

  O Colecionador - John Fowles

14 de fevereiro de 2013

Livro #4 Laranja Mecânica – Anthony Burgess

Laranja MecânicaPublicado pela primeira vez em 1962, e imortalizado 9 anos depois pelo filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20. Meio século depois, a perturbadora história de Alex – membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e submetido a uma terapia de condicionamento social – continua fascinando, e desconcertando, leitores mundo afora (Goodreads).






. Resenha no blog Ficções do Interlúnio

. Resenha no blog Vivi's Culture (parte 1)

. Resenha no blog Vivi's Culture (parte 2)

. Resenha no blog Vivi's Culture (parte 3)

. Vídeo-resenha no canal Denise Mercedes




. Vídeo-resenha no canal Espanadores




. Vídeo-resenha no canal Dener BrigliaPiaia




. Vídeo-resenha no canal Ricardo Marques



. Vídeo-resenha no canal Agna Farias - Parte 1



. Vídeo-resenha no canal Agna Farias - Parte 2



. Vídeo-resenha no canal InêsBooks



. Vídeo-resenha no canal Mil Folhas




. Vídeo-resenha no canal FilipeMafagafo

 


. Vídeo-resenha no canal Estante Indiscreta





O que você achou do livro? Discussões abertas no fórum abaixo!


Laranja Mecânica - Anthony Burgess

23 de janeiro de 2013

Livro #3 As Irmãs Makioka - Junichiro Tanizaki

As Irmãs MakiokaConsiderada a obra-prima do escritor Jun'ichiro Tanizaki, "As irmãs Makioka" traça um sutil e complexo perfil da sociedade japonesa durante os anos 1930 e aborda uma série de conflitos entre os valores japoneses e os ocidentais e entre a tradição e a modernidade. A história, que começa no outono de 1936 e termina em abril de 1941, sob o impacto da Segunda Guerra Mundial, retrata a vida de uma abastada família da região de Kyoto e Osaka, no oeste do país. As irmãs Makioka (Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko) tentam resolver juntas seus problemas familiares e arranjar um casamento para a terceira das irmãs, Yukiko, uma mulher de crenças tradicionais que aos trinta anos ainda não conseguiu se casar. (Goodreads)













Resenha no blog Meus Olhos Verdes


Resenha no blog Ficções do Interlúnio


Resenha no blog Lulunettes.


Resenha no blog Alma do meu sonho.




Vídeo-resenha de Denise Mercedes, Parte 1: 







Vídeo-resenha de Denise Mercedes, Parte 2: 



Vídeo-resenha de Gláucia:

Vídeo-resenha de Dener BrigliaPiaia:




E você, o que achou do livro? Discussões abertas no fórum abaixo e também nos comentários! As Irmãs Makioka - Junichiro Tanizaki

Livro #2 Emma - Jane Austen

EmmaCerta de que permanecerá solteira pelo resto da vida, Emma Woodhouse esquece os próprios anseios amorosos e passa a se dedicar aos sentimentos dos rapazes e moças que a cercam. Em sua atuação como "casamenteira" , incorpora os costumes da Inglaterra vitoriana : apóia , aprova ou desaprova namoros conforme seu juízo de valores - fundamentado nas rígidas normas morais da época. Mas o amor escolhe caminhos que nada têm a ver com preconceitos sociais, e esta é uma verdade que Emma sequer desconfia que terá de enfrentar. (Goodreads)












Resenha no blog Ficções do Interlúnio

Resenha no blog Lulunettes

Resenha no blog De Coisas por Aí


Vídeo-resenha de Denise Mercedes:



Vídeo-resenha de Janine Stecanella:



Vídeo-resenha de Cláudia Simões:



Vídeo-resenha de Gláucia:



Vídeo-resenha de Morgana Brota: